;

Versículo moto

Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Salmo 27:4

sábado, 18 de dezembro de 2010

NATAL - como devemos lidar com ele?

OU ?

Nesses últimos dias, está chegando uma data que será amplamente comemorada - dia 25 de Dezembro, o Natal.
O Natal atualmente tem o significado de ser a data usada para se comemorar o nascimento de Cristo, e sendo assim, nós, como cristãos, temos que pensar em como agir e lidar com ele. Para isso, são necessárias algumas informações:



  • UM PANORAMA HISTÓRICO
O Natal, apesar de ser uma festa cristã, tem sua origem no paganismo: ele ocorre em uma data que, inicialmente, era comemorada pelos romanos (há outras culturas que também tinham festas nessa data, mas elas não tem influência direta com o Natal atual), e quando houve a oficialização do Cristianismo no Império Romano, a data foi usada para evitar uma mudança que geraria controvérsias, e houve tão somente uma troca do tema da festa, passando a ser o nascimento de Cristo (Obviamente, não se sabe a data exata do nascimento de Jesus).
Hoje em dia, apesar de ser uma festa "cristã", o Natal é comemorado por pessoas e culturas não-cristãs, sendo amplo seu efeito no comércio e lazer, por exemplo

  • COMO DEVEMOS LIDAR COM ELE?
Se o Natal é uma festa com origem pagã, com pretensões altamente comerciais, sem o sentido religioso, o que os cristãos devem fazer a respeito?
Creio que um ponto de partida, em duas linhas, nos ajuda a entender como lidar com o Natal e outras comemorações similares:
  • A memória:
Os israelitas tinham uma porção de comemorações, algumas inclusive instituídas pelo próprio DEUS. E nessas comemorações, um elemento em particular estava presente: a lembrança.
Quando DEUS instituía uma festa (ou até mesmo rituais), a mesma ocorria tendo como um dos objetivos o recordar do povo de DEUS, o lembrar a comemoração e o fato que estava sendo lembrado.
Isso pode ser visto na instituição da Páscoa judaica, por exemplo:

"Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo."
Êxodo 12:14

E Cristo, ao instituir a Ceia, também teve a memória como um dos alvos:

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim."
1ª Coríntios 11:23-24

Sendo assim, nossa posição, ao celebrar o Natal, deve ser de acordo com o seu significado: a lembrança do nascimento de Cristo, sua vida, sua missão. Não somente um lembrar vazio, mas um lembrar vivo!!!

  • Sua presença no mundo:
Como é notório, o Natal deixou, em boa parte, de ser uma festa religiosa, além de ter sua origem no paganismo. Então, não devíamos evitar a sua celebração?
Apesar desses detalhes, o sentido atual do Natal nos permite agir como Paulo, no Areópago, para espalhar a mensagem do Evangelho:

"Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;
porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas."
Atos 17:22-24

Paulo usou os própios altares para deuses pagãos para espalhar a mensagem de DEUS, e a Bíblia nos relata que houve resultados.
Podemos, então, utilizar o Natal para espalhar a palavra de Cristo Jesus.

  • CONCLUSÃO
Nosso dever como crentes em Cristo, então, é utilizar o Natal não somente como uma festa, mas um instrumento de DEUS, que poderá nos relembrar de sua maior benção - Cristo Jesus -, e espalhar sua verdade.

Lembre-se: o diabo bate palmas tanto quando você rejeita uma festa que comemora o nascimento de nosso SENHOR, como quando você o torna uma comemoração mundana.


PS: recomendo a leitura do artigo "Carta de um diabo velho a seu sobrinho sobre o Natal" - http://cristovm.wordpress.com/2010/12/13/carta-de-um-diabo-velho-a-seu-sobrinho-sobre-o-natal/


Departamento Espiritual

3 comentários:

  1. Olá irmãos, graça e paz! Gostei muito do blog de vocês. Que Deus continue abençando a todos! Um forte abraço! Quero convidá-los a conhecer o meu blog: SOLUS CHRISTUS (somente-jesus.blogspot.com).

    ResponderExcluir
  2. Grande irmão Matheus, que o Senhor continue o abençoando e fortalecendo a palavra em sua vida.
    Graça e paz, meu irmão

    ResponderExcluir
  3. "Convém que ele (Cristo) cresça e que eu diminua."
    João 3:30

    ResponderExcluir