;

Versículo moto

Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Salmo 27:4

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Palavra de Deus - Reflexão para o Dia da Bíblia (2º domingo de Dezembro - 12/12/2010)




Amados, ontem foi o "Dia da Bíblia", e achei interessante fazer uma reflexão sobre esse livro tão especial, uma revelação direta do nosso Deus.

A Bíblia refere-se a ela mesma como sendo a fonte da palavra de Deus para os homens; sendo ela divinamente inspirada e a própria voz de Deus, ela é, entre outras coisas, infalível. Sendo assim, devemos ver o que ela mesmo reinvidica sobre si:


AS CARACTERÍSTICAS DA BÍBLIA


"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4:12

Nesse texto, vemos como características da Palavra de Deus que além dela ser viva e eficaz, seu poder de entrar nas pessoas, de penetrar no coração. O sentido do "...dividir alma e espírito, juntas e medulas..." é que a Palavra penetra, em sentido figurado, ao ponto de separar coisas intrísecas, como a alma e o espírito e as juntas e as medulas, até o mais profundo do coração humano, nos lugares mais escondidos e recônditos.


"e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." 2ª Timóteo 3:14-17

Aqui, Paulo, ao escrever para Timóteo, mostra o valor da Bíblia, mostrando a inspiração e a autoridade das Escrituras, e mostrando que através dela há a capacitação para a salvação, ensino, repreensão, correção, educação - e que sua aplicação no coração humano pode torná-lo habilitado para uma melhor relação com Deus e Sua obra.


NOSSA RELAÇÃO PARA COM A BÍBLIA


Após conhecer melhor essas características da Bíblia, devemos pensar na nossa relação com ela - afinal, sendo ela o livro de Deus, sendo coluna da nossa fé, e sendo ela nossa única regra de fé e prática, como devemos lidar com a mesma?

Há certas atitudes que devemos cultivar para com a Palavra de Deus, sendo as mesmas praticamente um modo de vida:

  • LEITURA E CONHECIMENTO:
"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." João 5:39

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela possui o querer de Deus para nós, nossas atitudes para com Ele, o que Ele reprova, o plano dEle para nossa vida, os ensinamentos de Cristo, as experiências de fé de outros crentes, tudo que necessitamos para crescer na graça. Por isso, é DEVER do crente em Cristo conhecer, lendo e ouvindo, a Palavra de Deus, para saber os desígnios de Deus para a sua vida.

  • MEDITAÇÃO:
"Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!" Salmo 119:97

Não só a leitura importa, mas a meditação também. Ler a Bíblia como algo automático, sem ter um entendimento, sem procurar o significado da passagem, o que Deus estava querendo dizer, também não fará o efeito de penetrar no coração.

"Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele." Atos 8:30-31

Apesar do eunuco estar lendo a Palavra, somente a leitura não o fez entender o plano de Deus. Foi necessário Filipe meditar junto com ele para haver a benção espiritual no eunuco.

  • VIVER:
"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." Tiago 1:22-25

Acima de tudo, porém, está o viver a Bíblia, tornar-se praticante de Sua Palavra. É importantíssimo ler a Bíblia, meditar, mas Deus quer é que sua vida reflita a Palavra, que ela seja o centro do seu coração e, verdadeiramente, nossa regra de fé e prática, e que realmente a tenhamos como a Palavra de Deus para nós, e que a possamos conhecer cada vez mais.



Departamente Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário